Menu Fechar
sustentabilidade-01

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é hoje uma questão incontornável. Empresas comprometidas com práticas e metas responsáveis podem desempenhar um papel fundamental na preservação do meio ambiente, das espécies animais e dos recursos naturais.

Algumas metas a que nos propomos:

– Implementação de sistemas de autoconsumo fotovoltaico nas instalações na Guarda e de Loures;

– Redução do uso de plástico, minimizando os níveis aos indispensáveis para proteção do produto e segurança alimentar;

– Redução (eventualmente eliminação) da impressão de documentos em papel, dando preferência à transmissão dos mesmos em formato digital;

– Modernização constante da frota de distribuição e preferência por veículos com consumo mais eficiente, evitando combustíveis de origem fóssil e menores emissões de CO2.

peixes oceano

Operamos num mercado extremamente competitivo, em que a adoção de estratégias ambientalmente responsáveis representa frequentemente incrementos de custos nas cadeias de produção e distribuição dificilmente priorizados pelos consumidores em função do fator preço. Assim, consideramos que qualquer medida pode revelar-se inconsequente quando não acompanhada da partilha da melhor informação aos consumidores sobre a importância de fazer escolhas conscientes e comprometidas com os recursos naturais.

Sabemos que os impactos ambientais causados pela pesca tomam proporções alarmantes. Nomeadamente, questões relacionadas com a sustentabilidade das espécies e com a poluição dos mares.

Estratégias que podem contribuir para contrariar a devastação relacionada com a atividade pesqueira:

– Uso de tecnologias avançadas, capazes, por exemplo, de identificar a localização de cardumes, evitando que outras espécies sejam inadvertidamente capturadas;

– Preferência por artes de pesca que permitam a captura apenas da espécie pretendida e de unidades cujo tamanho satisfaça um mínimo estipulado (exemplo nassas e armadilhas para polvos) ou sistemas que possibilitem captura unicamente dos exemplares que vão ser consumidos (exemplo, anzóis e linhas), evitando a exploração desnecessária dos mares;

– Fiscalização por parte das autoridades (cumprimento de períodos ou áreas de defeso);

– Adoção de práticas de pesca sustentável (caixa de texto);

– Criação de espécies em aquicultura, quando praticada de forma responsável.

Pesca sustentável, o que é?

É uma prática que visa assegurar a exploração dos recursos pesqueiros de forma responsável, preservando a biodiversidade e os ecossistemas marinhos. Implica a utilização de técnicas e métodos de pesca seletivos, a gestão adequada dos recursos pesqueiros e o respeito pelos limites e ciclos naturais das espécies.​

Multi colored fish swim in coral reef paradise generated by AI

 

A preferência por produtos certificados por organizações independentes como a certificação do MSC – Marine Stewardship Council ou do ASC – Aquaculture Stewardship Council, garante a verificação dos mais exigentes critérios para uma pesca sustentável.

Entre em contacto com os nossos profissionais, saiba mais sobre comportamentos sustentáveis e conheça os produtos certificados disponíveis!